Universidade de Stanford aponta o alegretense Luiz Rocha como um dos docentes mais influentes do mundo

O professor Luiz Alberto Oliveira Rocha, natural de Alegrete e Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica (PPGEO) da FURG, foi recentemente reconhecido como um dos cientistas mais influentes do mundo até 2023, de acordo com um levantamento realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

A pesquisa identificou os cientistas mais citados globalmente, e o professor Luiz Rocha foi classificado entre os 2% mais influentes no campo da Engenharia Mecânica e Transporte, com base nas solicitações recebidas ao longo de sua carreira acadêmica.

A melhor Feira do Livro dos últimos tempos encerrou no domingo

O estudo, que utiliza a base de dados Scopus, avalia dois rankings principais: o impacto dos pesquisadores ao longo de suas carreiras e o impacto em um único ano. O professor Luiz Rocha já foi reconhecido anteriormente em 2019 e voltou a se destacar em 2022 por suas contribuições e contribuições ao longo dos anos. A lista é publicada pela editora Elsevier, que classifica cientistas em 22 áreas do conhecimento e 174 subcampos. A tabulação mais recente considera dados atualizados até o final de 2023.

A trajetória acadêmica do Prof. Luiz Rocha é marcada por consequências significativas. Iniciou sua formação na EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército, 1976) e, posteriormente, formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN, 1980), onde foi o primeiro colocado na arma de Intendência. No Instituto Militar de Engenharia (IME), destacou-se em primeiro lugar no curso de Engenharia Mecânica de Automóveis. Além disso, possui mestrado em Engenharia Mecânica pela PUC-RJ, Ph.D. pela Duke University, nos Estados Unidos, e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Estreante na Câmara, José Rubens Pillar Júnior quer ampliar o legado do pai

O professor Luiz Alberto Rocha é autor ou editor de diversos livros na área de Engenharia Mecânica e de numerosos artigos acadêmicos, contribuindo de forma significativa para o avanço do conhecimento científico. Um dos focos de sua pesquisa é a Teoria Construtal, que busca explicar a geração das formas e estruturas de fluxo na natureza, como a circulação atmosférica, a estrutura dos pulmões, as bacias hidrográficas e a forma dos animais, além de sua aplicação à Engenharia e outros campos.

O Prof. Luiz Rocha também atua como Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da FURG e é pesquisador convidado do Laboratório de Sistemas de Escoamentos Complexos do Instituto de Ciências da Terra da Universidade de Évora, em Portugal. A comunidade acadêmica, juntamente com seus colegas e alunos, celebra o reconhecimento do professor Luiz Rocha, parabenizando-o por seu trabalho de pesquisa e pela influência global que exerce na sua área de atuação.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários