UPA de Alegrete suspende atendimento por tempo indeterminado

Serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão suspensos por tempo indeterminado. O Coordenador da Unidade, André Sena, esclareceu que a forte enxurrada que atingiu o prédio na madrugada de quarta-feira(9), causou danos em vários equipamentos, além da limpeza que começou a ser realizada.

Com a fiação comprometida pela umidade, entre outros detalhes técnicos que devem ser verificados, e, pelos repasses atrasados que correspondem a mais de 1 milhão de reais, a UPA vai suspender o atendimento à população. A decisão foi tomada em reunião entre o Provedor da Santa Casa, Antônio Jorge Barcelos, Diretor da UPA, Omar Abdallah, Diretor, André Sena e demais membros. A suspensão dos serviços será por tempo indeterminado.

Antônio Jorge esclareceu que o repasse que o Estado está devendo é um valor expressivo. “O atendimento da UPA ficou comprometido, tudo dentro d’água, o hospital não pode mais manter algo que não pertence à Santa Casa, somos administradores da UPA, não somos donos. Essa manutenção cabe à Prefeitura” – explicou.

Até que a situação seja novamente normalizada os atendimentos de urgência e emergência serão atendidos no ambulatório da Santa Casa, com equipe reduzida. A Secretária de Saúde, Bianca Casarotto, alertou que em casos de menos de complexidade as pessoas devem procurar as ESFs.

A situação de recursos atrasados para o funcionamento da UPA se arrasta desde o mês de maio do ano passado.

“Nossa UPA que é referência em atendimento à comunidade e região, está fechada por tempo indeterminado. Isso mesmo, fechada. A equipe da higienização e demais funcionários auxiliaram na limpeza, mas, infelizmente o fechamento é reflexo do descaso do poder público. Repasses atrasados há mais de sete meses. Governos que não se importam com a comunidade. Vamos torcer para que se sensibilizem e cumpram seu dever de financiar a saúde, não podemos deixar essa conquista ser desmontada. ” – descreveu André Sena.

Flaviane Antolini Favero

Compartilhe
  • 1.2K
  •  
  •  
  •  
  •  
    1.2K
    Shares

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*