
Por mais incrível que pareça, a quantidade de vezes que você faz xixi está diretamente ligada a algumas doenças. Já que a quantidade ideal é de 5 a 6 vezes por dia, quando fica abaixo de cinco ou acima de 6, já pode estar ligado a alguma doença, como infecção urinária, por exemplo.
Urinar pouco pode ser sinal de:
- Hiperplasia prostática benigna: acontece quando a próstata aumenta e começa a bloquear o fluxo de urina.
- Estenose de uretra: é uma doença em que a uretra está parcialmente ou totalmente obstruída. É muito comum nos homens.
- Estenose de colo vesical: nome dado ao estreitamento do canal urinário, podendo surgir em qualquer parte da uretra.
- Hipocontratilidade detrusora: é uma síndrome caracterizada por micções com intervalos de 8 a 12 horas.
- Retenção de líquidos: é causada pelo acumulo de água no corpo que, consequentemente, acaba inchando e diminuindo a vontade de ir ao banheiro. Outros fatores como menopausa, período pré-menstrual, sedentarismo, medicamentos e má circulação também podem causar a retenção de líquido.
URINAR DEMAIS PODE SER SINAL DE:
- Ingestão de muito líquido: às vezes quando bebemos muito líquido, como café, chá, mate, água ou bebidas alcoólicas, o corpo acaba precisando liberar mais do que o normal de líquido.
- Uso de medicamentos: Alguns medicamentos como diuréticos ou medicamentos usados para tratar alterações cardíacas podem ter esse fator como efeito colateral.
- Infecção urinária: nesse caso, além do amento da frequência para urinar, sintomas como dor e ardência também são notáveis.
- Excesso de açúcar: quando consumimos muito doce, consequentemente o nível de açúcar no sangue aumenta, fazendo com que o organismo tente eliminar tudo pela urina.
- Incontinência urinária: nome dado quando as pessoas não conseguem segurar a urina, precisando ir ao banheiro várias vezes durante o decorrer do dia.
- Próstata aumentada: comum em homens com mais de 45 anos de idade. Um dos sintomas mais comum é acordar 2 vezes ou mais, durante a noite, para ir ao banheiro.
Geovanna Valério Lipa