Uruguaiana chega a 31 casos confirmados de covid-19

O município da fronteira oeste atingiu 31 casos confirmados do Novo Coronavírus. Deste total, seis já curados.

? Situação atualizada

No último final de semana, a Prefeitura Municipal foi informada pelo Comandante da 2ª. Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Jayro Rocha, sobre a chegada de treze cadetes oriundos da Academia Militar dos Agulhas Negras (AMAN), localizada na cidade de Rezende (RJ). Esses rapazes foram mandados para casa após a instituição decidir interromper as aulas devido ao diagnóstico positivo de 32 casos de COVID-19 na escola.

Ao tomar conhecimento da situação, o prefeito Ronnie Mello determinou à Secretaria de Saúde a realização de testes rápidos nos jovens, bem como o isolamento domiciliar, o monitoramento e a orientação às famílias, pois se enquadram no protocolo do Ministério da Saúde que determina a realização de exames nos profissionais da segurança e saúde que tenham estado em contato com pacientes positivados ou que os mesmos apresentem quadro de síndrome gripal.

Na quarta-feira (13), os dois primeiros jovens foram identificados e testados, sendo confirmada a presença de anticorpos da COVID-19 em ambos. Na quinta-feira (14), outros dez foram testados e sete casos foram confirmados, restando ainda um exame a ser realizado naquela data.

? ESF 14

Também na quinta-feira, duas profissionais da Saúde, integrantes da equipe que presta atendimento na Estratégia de Saúde da Família, nº 14, localizada no Bairro Tabajara Brites, apresentaram sintomas de gripe aguda e foram testadas para COVID-19. Os testes foram positivados e os demais funcionários da unidade também foram submetidos ao procedimento, totalizando o número de nove casos positivos neste setor. Ainda, uma outra profissional vinculada à Secretaria de Saúde com quadro gripal acentuado foi testada e a COVID-19 confirmada.

? Casos confirmados nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, o prefeito Ronnie Mello, após apresentar sintomas de Covid-19 foi testado, sendo positivo para a presença do Novo Coronavírus. Também foram testados e confirmados, nesta sexta-feira os exames do último cadete dos treze que haviam chegada à Uruguaiana no final de semana passado e outros quatro profissionais da saúde que apresentavam sintomas gripais acentuados. Com isso, o Município chega ao número de 31 casos confirmados, sendo que deste total, seis pacientes já foram curados.

Vale destacar que o município não registrou casos de óbitos, nem tem pacientes internados pela Covid-19 até o momento.