Uruguaiana terá primeiro curso de Medicina da Fronteira Oeste

Também está prevista ampliação do Hospital Santa Casa de Caridade

Unipampa uruguaiana
Após o aval do Ministério da Educação (MEC), o município de Uruguaiana vai oferecer um curso de Medicina a partir de 2016 pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Serão 60 vagas para estudantes que prestarão o vestibular através da prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Conforme o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, o município é o polo de saúde da Unipampa.

O prefeito explica que, através de um projeto realizado pelos técnicos da instituição, foi possível apresentar um modelo de ensino de Medicina diferenciado, que vai priorizar a saúde pública voltada para a assistência básica. De acordo com Schneider, isso ocorreu, principalmente, pela influência sofrida na cidade pelo programa federal Mais Médicos.

A previsão é de que 70 profissionais da área de educação atuem na faculdade. O processo de seleção dos professores será através de um concurso nacional auxiliado pelo MEC. O prefeito afirma que está prevista uma ampliação no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana para que, incialmente, o local seja utilizado também como hospital-escola. Segundo Schneider, a universidade já planeja a construção de uma unidade hospitalar próprio da Unipampa.

Atualmente, 1,4 mil alunos estudam na universidade em Uruguaiana. A instituição oferece os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Licenciatura em Ciências da Natureza, Medicina Veterinária e Tecnologia em Aquicultura.
 
Fonte: Correio do Povo