Vacina contra sarampo disponível nas Unidades de Saúde

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde, orienta a população sobre a vacinação contra o Sarampo para crianças de 06 a 11 meses de idade. A recomendação foi divulgada nesta semana pelo Ministério da Saúde em decorrência do aumento de casos da doença em 11 estados do país. O Rio Grande do Sul não teve até o momento nenhum caso confirmado. A medida preventiva indica a aplicação da vacina como uma “dose zero”, já que não substitui a primeira dose contra o sarampo no calendário básico infantil, administrada aos 12 meses de idade com a vacina tríplice viral (que também protege contra a rubéola e a caxumba).

A proteção é completada aos 15 meses de idade com a vacina tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). A vacinação de rotina das crianças será mantida independentemente da criança ter tomado a “dose zero”. A medida será mantida até o país interromper a transmissão do vírus. Na rotina, a vacina contra o sarampo está disponível através da vacina tríplice viral. Até os 29 anos de idade todo indivíduo deve receber 02 doses da vacina e, dos 30 aos 49 anos de idade, uma dose.

A vacina contra o sarampo (tríplice viral) tem as seguintes contra indicações: crianças com menos de 06 meses de idade; gestantes; mulheres em idade fértil, devem evitar a gravidez até 30 dias após a vacinação; pessoas imunodeprimidas; alergia a proteína do leite. Para crianças e adultos que já estão com o esquema de vacinação contra o sarampo (tríplice viral e tetraviral) em dia, não há indicação de revacinação. Procure a sala de vacinas mais próxima de sua residência e atualize seu calendário vacinal. “Vacinar é cuidar bem”. Em Alegrete aproximadamente 350 crianças de 06 a 11 meses deverão receber a “dose zero”.

 DPCOM- Prefeitura

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *