Em razão da demora do SAMU, vereador propõe criação de unidade móvel do Município para fazer remoções com rapidez
De acordo com o requerimento, o Centro de Urgência e Emergência será um marco da saúde do Município. O vereador sabe que existe o SAMU, mas é burocratizado, e na maioria das vezes, demora a chegar nas ocorrências.
Celeni citou o exemplo do ciclista que atropelado pelo ônibus, a Rua General Sampaio e que teve que esperar cerca de 45 minutos pelo SAMU. Ele explica que isto causa um desespero nas famílias e com a criação da unidade móvel de urgência emergência direta aqui em Alegrete, esta remoção seria agilizada, pondera o vereador.
Celeni lembra ainda que a Santa Casa de Caridade e o Pronto Socorro estão a sete quadras de distância, e de acordo com texto do Requerimento, estima-se que com uma unidade móvel municipal, a remoção da vítima, até o hospital, poderia ter sido realizada em cerca de cinco minutos.
A estrutura teria uma caminhonete pequena que ficaria na base com uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e o condutor, todos com cursos do SAMU. A unidade móvel de urgência e emergência municipal prestaria os primeiros socorros.
“Não podemos continuar a aceitar passivamente que alguém da capital do Estado que não conhece a nossa realidade possa determinar a prestação de socorro”.
Ele ainda mostrou que existe serviço de remoção municipal na cidade vizinha de Uruguaiana, que ajuda muito os casos de urgência e emergência.