Vereadora Maria do Horto destaca a importância da Luta Antimanicomial

Conteúdo patrocinado!

Esta semana é marcada pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que ocorreu na segunda-feira, dia 18 de maio. O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental. Esse Movimento faz lembrar que como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

 

Para comemorar o 18 de maio o Fórum Gaúcho de Saúde Mental organizou o “Viradão Antimanicomial”, evento virtual transmitido pela página do Facebook. Foram 24 horas de atividades com transmissões ao vivo, rodas de conversas, entrevistas, programação cultural e depoimentos de usuários, profissionais, familiares e muitas outras pessoas atuantes nessa luta. A vereadora Maria do Horto participou ativamente por meio das transmissões ao vivo e depoimentos.

Para a vereadora Maria do Horto “esse é um dia de extrema importância, pois é um dia em que a sociedade é levada a relembrar o quanto o cuidado em liberdade contribui para uma sociedade mais justa, democrática e saudável. O cuidado em liberdade é uma conquista obtida através de muitos anos de estudo, investimentos e militância social para que a sociedade entendesse que a pessoa tem o direito de sofrer, de adoecer e de ser cuidada no seio de sua família. E que esse cuidado deve ter qualidade técnica e de infraestrutura, com serviços humanizados”.

Segundo a vereadora “é preciso que estejamos sempre vigilantes para que os tratamentos que encarceram não retornem a ser praticadas no sistema de saúde mental. Pois, o atual governo em descompasso com a democracia, vem fragilizando o Sistema Único de Saúde e incluindo notas técnicas que privilegiam os hospitais psiquiátricos e as práticas manicomiais. Dessa forma precisamos estar sempre atentos e lutando para manter o que já foi conquistado e para avançar cada vez mais nessa questão”, afirmou Maria do Horto.

 

Legenda da Foto: Vereadora Maria do Horto participando de live do “Viradão Antimanicomial”.