Vereadora Maria do Horto participa de protesto em defesa da educação pública

No dia 13 de agosto, terça-feira à tarde, a vereadora Maria do Horto participou do protesto em defesa da educação pública. A concentração da manifestação ocorreu as 17 horas na Praça General Osório, em seguida a passeata percorreu ruas do centro da cidade, passou pela rua dos Andradas, contornou a Praça Getúlio Vargas e terminou em frente à Câmara Municipal de Vereadores.

O evento contou com um significativo número de manifestantes. O dia 13 de agosto, foi marcado por atos em defesa da educação em todo o país. Segundo a vereadora Maria do Horto, essa foi mais uma ação de resistência à política de desmonte da educação pública que o Governo Federal vem estabelecendo desde o começo do ano.

No primeiro semestre de 2019 o Governo Federal anunciou uma série de cortes e contingenciamentos no orçamento da educação pública. De modo que essas ações atingiram fortemente os institutos e universidades federais, sendo que muitas podem ter que suspender as atividades por falta de verbas ainda no meio desse semestre. A vereadora Maria do Horto destaca que é preciso resistir a essas ações que vêm retirando direitos e promovendo o sucateamento das instituições públicas de ensino. Já que a educação de qualidade é um direito de todos e é um dever do Governo Federal subsidiar esse direito.

Maria do Horto afirma que a educação, e consequentemente a pesquisa, são áreas que vêm sendo duramente atacadas pelo atual governo. A população precisa se mobilizar contra essas políticas que prejudicam a educação gratuita e de qualidade. Pois, em regiões como a nossa as instituições federais de ensino tem um papel ainda mais essencial, já que em locais tão distantes dos grandes centros essas instituições proporcionam vagas em cursos de graduação e pós-graduação e promovem pesquisas cientificas e projetos de extensão com base na realidade regional e assim encontram soluções para problemas que são característicos desses locais.