
Na sessão ordinária do último dia, 24, 15 estudantes de escolas de Alegrete foram vereadores mirins, quando cada um representou um dos atuais vereadores.
A menina Isabella Freitas Machado, do 5º ano da escola Oswaldo Dornelles, na sessão em que foi vereadora mirim representando o vereador Vagner Fan ( PL) levantou um tema que preocupa moradores da Vila Nova e bairros vizinhos.
A menina ocupou a tribuna enquanto vereadora mirim para lembrar todas as oficinas profissionalizantes que funcionaram no IRMA, lamentando o abandono e solicitou às autoridades que busquem uma forma de reabrir aquele local com atividades aos moradores da Vila Nova, Canudos e outros bairros.

O Instituto Rural Metodista foi criado pela Igreja Metodista, iniciou suas atividades na década de 60 com objetivo de abrigar menores, alguns órfãos ou que tivessem cometido pequenos delitos na comunidade.
O enorme prédio abrigava cursos e alojamentos, onde crianças e jovens aprendiam um ofício e garantiam vagas em empresas da cidade. O IRMA teve anos de muito retorno em seus propósitos de acolher e ensinar quem precisava e, no início dos anos 80, começou a decair até se tornar o que vemos atualmente.

Parte dos prédios do IRMA em Alegrete
Bajes Nunes estudou lá e aprendeu a ser tipógrafo e até hoje trabalha com isso embora, atualmente, as notas fiscais sejam quase todas eletrônicas. Ele lamenta muito o estado do prédio que por muitos anos foi um diferencial em formação profissional aqui em Alegrete Alegrete.