Vigilância Sanitária intensifica fiscalização contra carnes clandestinas e gelados comestíveis

A luz de alerta está acesa. Para o setor de Vigilância Sanitário municipal a partir de novembro a fiscalização foi intensificada para combater carnes clandestinas e verificação das condições dos produtos chamados gelados comestíveis.

mont

De acordo com a diretora, Ellen Martins Costa, a equipe da Vigilância quer coibir o comércio desses produtos comercializados em condições irregulares.

Para a farmacêutica, a comunidade deve ficar alerta. “É importante o consumidor ter certeza da procedência e a confiabilidade do local da compra”, alerta a coordenadora.

carnes4

Um dos problemas é o combate da venda de carnes que estão na maioria das vezes impróprias para consumo, pois trata-se de produto de abigeato.

carnes3

Na maioria das vezes os criminosos comercializam a carne em estabelecimentos menores. Geralmente, em comércio nas vilas e bairros mais afastados do centro.

Para a equipe da Vigilância, algumas denúncias dão conta que açougues vendem carne certificada e no meio dessas estariam colocando produtos dos abigeatos. Alguns estabelecimentos estariam acondicionando carnes em suas casas que geralmente ficam ao lado ou nos fundos, o que camuflava a venda irregular.

carnes6

“Não temos ordem judicial para fiscalizar esses locais precisamos da ajuda do consumidor para chegar até o estabelecimento”, explica Ellen.

Mesmo com dificuldades a equipe não para. E a fiscalização é permanente e em horários alternados.

Para a diretora o consumidor também tem responsabilidade. Em caso de denúncia, de forma anônima, a Vigilância dispõe do telefone 3961-1031. Alguns casos investigado já começam a dar resultados.

carnes5

A população encontra-se exposta a vários tipos de contaminantes que representam perigos biológicos, químicos e físicos que podem estar presentes nos alimentos.

gelados4

Os clientes sabem o que estão comprando, por isso, os agentes alertam para o enorme risco à saúde que isso representa.

Neste mês de novembro uma operação regional coloca a Vigilância Sanitária em alerta para o comércio dos sorvetes e  gelados comestíveis. A fiscalização será rigorosa em todos locais de venda dos produtos.

gelados2

Com a chegada do verão é preciso ajustar as temperaturas dos balcões, freezeres e geladeiras a fim de que os produtos não percam a qualidade.

gelados3

IMPLANTAÇÃO E LEGALIZAÇÃO Estabelecimentos industrializadores de gelados comestíveis, conservas vegetais, conservas de de palmito e outros com regulamento técnico de Boas Práticas de Fabricação específico da ANVISA, devem apresentar o certificado de participação em curso de capacitação.

gelados1