Xikinho Severo: Um ciclista além das 500 Milhas

Entrevista:

O alegretense Xikinho Severo, sim, é assim que é conhecido. Tem 37 anos, e desde os 12 é competidor em provas de ciclismo. Já se aventurou no Triatlhon. É formado em Educação Física, é personal trainer e pós graduado em psicomotricidade. Correu por várias equipes no Estado e no Uruguai. Já conquistou provas importantes como Volta de Triunfo, Volta de Porto Alegre na categoria sub 30 entre outras. Esta semana, completou mais um ano de vida. Depois de uma larga experiência em provas longas, está se preparando para pedalar 500 Milhas. O Portal Alegrete Tudo foi conferir com o ciclista sua história e bateu um papo sobre as bikes, que estão em evidência na cidade.

xico cabeça

Confira os principais trechos:

Portal: Como iniciou teu fascínio pela bicicleta?

Xikinho: (risos)… cara, a grande maioria das crianças sonha em ser jogador de futebol, meu sonho era ser piloto de moto. Como era criança, não poderia andar de moto, então corria pelas ruas de bicicleta.

Portal: Lembra como aprendeu a pedalar?

Xikinho: (bah), faz tanto tempo, mas lembro sim, com aproximadamente 4 anos de idade, meu pai e minha mãe me ajudaram e muito, não foi fácil, primeiro com as rodinhas, depois muitos tombos até aprender a ter equilíbrio.

Portal: Qual foi tua primeira bicicleta?

Xikinho: Foi uma Brandani aro 14, estilo monareta e, nas competições, iniciei com uma Konnor (uma Caloi 10 melhorada).

xico bike

 

Portal: Na tua modalidade speed não existem muitas competições pela região. Como tu encara tudo isto?

Xikinho: Sim, é difícil, pois competições desta modalidade ocorrem muito na região metropolitana, nos grandes centros, como Caxias do Sul, Rio Grande e Porto Alegre. Ou seja, o gasto é enorme, já que são duas etapas por mês. Encaro da seguinte forma: seleciono uma etapa que eu possa ter um bom desempenho e vou à luta.

xico cavera

Portal: Teus treinamentos são longos. Como é tua planilha de treinos?

Xikinho: Os treinos de speed pedem horas de treino, são cerca de 4 a 6 horas de treinamento todos os dias. Minha planilha é conforme a competição que estou visando, ou seja, se são várias etapas ou uma competição única. Meu treino ocorre em 4 dias na semana, terças e quintas, treinos específicos, como por exemplo: vários tiros de 1000 a 4000m, treinos em rampa e treinos no vácuo de moto, simulando uma competição. Sábado e domingo, treinos de endurace (longos) 160 a 200 km.

xico subida

 

 

xico perna

Portal: Como concilia tua vida de educador físico com a de ciclista?

Xikinho: Isso mesmo. Conciliar é a palavra certa, pois dou aula segundas, quartas e sextas, das 7 horas da manhã às 22 horas. Às vezes, sobra um tempo para fazer um reforço, já que trabalho em academia. Mas nunca trabalho como personal nas terças e quintas, porque também sou filho de Deus e tenho que cuidar de mim.

xico chuva

 

Portal: E esse movimento de ciclistas na cidade. Qual tua avaliação?

Xikinho: Melhor impossível. Isso é ótimo, fico feliz em ver várias pessoas, depois de um dia estressante, sair para pedalar com filhos e amigos. Esse movimento serve também para difundir o uso da bicicleta, tanto como meio de promoção de saúde, como meio de transporte.

xico todos

 

Portal: E as competições ?

Xikinho: Este fim de semana participo de uma prova na cidade de Rivera, no Uruguai, que será uma preparatória para as 500 Millas Del Norte.

xico podio

 

 

xico capa 1

Portal: Vai correr 500 milhas? Quais os preparativos para esta prova?

Xikinho: (risos). Sim, as 500 milhas é uma das provas mais tradicionais da América latina, é uma corrida muito dura com atletas profissionais de alto nível. A prova é dividida por etapas, e cada etapa no estilo Tour de France, onde você larga em uma cidade e chega em outra. Além da preparação física, é necessário um carro de apoio, onde carregamos as mochilas, alimentos, rodas reservas, água e uma mini oficina no caso de ter que arrumar algo.

xico dois

 

Portal: Deixa uma mensagem para quem pretende começar a pedalar!

Xikinho: Olha, o ciclismo, independente da modalidade, é um esporte viciante, e não precisa ser competidor para praticar; o prazer e adrenalina estão na essência da bicicleta. Pedalar não polui, é saudável e é terapêutico, convido todos a experimentar!

xico equipes

xico capa 2

Por: Júlio Cesar da Luz